segunda-feira, 22 de outubro de 2012

fuzis nacionais

        






As FFAA brasileiras, deverão receber esse excelente produto da indústria nacional de defesa (no caso a IMBEL), recentemente lançado.

Esse fuzil tem a “missão” de substituir o já decrépito FAL 7,62 mm nas unidades do Exército Brasileiro e tudo indica que também irá substituir os fuzis G33 da Força Aérea, além dos FAL e M16 da Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais.

O fuzil IMBEL IA2 fará uso de polímeros e ligas leves em sua construção, sendo que em calibre 5,56 X 45 OTAN (,223 Remington), possui carregador para 30 cartuchos, contra somente 20 cartuchos do FAL M964 em calibre 7,62 X 51 OTAN. Sendo também, mais leve, mais controlável em rajadas, mais manobrável em espaços reduzidos, por ser mais curto. Além de poder receber uma boa variedade de acessórios táticos.

Em calibre 5,56  mm, torna-se excelente como anti-pessoal, pois o calibre 7,62 mm, apesar de mais potente e preciso, possui energia e recuo excessivos para essa função.

Em função da velocidade e leveza do projétil de 5,56 mm, sua efetividade é em parte contestada para aplicação na selva Amazônica, dada à facilidade de desvios quando impactando contra pequenos galhos e folhagens. Podendo o Comando Militar da Amazônia, adotar o 1A2 em 7,62 mm, ou até vir a desenvolver um calibre intermediário, por volta de 6,5 mm de diâmetro.

Principais características:

Família 1A2 de fuzil em 2 Calibres: 5,56 e 7,62mm (Snipers), faz uso de polímero no guarda-mão, punho e coronha; a luva isolante (em cor avermelhada) entre o cano e o guarda-mão . A luva também está disponível no 7,62.

Os zarelhos para fixação de bandoleira do 5,56 mm, diferente do 7,62. Neste último, o zarelho é rotativo e preso no cano. No 5,56, é preso junto ao guarda-mão e localizado em ambos os lados do corpo da arma ..

Os trilhos Picatinny para fixação de acessórios diversos; a coronha do 5,56 (foto com detalhe) retrátil e rebatível;

Nova ergonomia do punho com um ângulo bem diferente do usado no FAL e PARAFAL;
Para se ter uma idéia do atraso que nossos Governos deixaram as FFAA no quesito armamento individual, somente 2 paises no mundo ainda fabricam o FAL M964: O Brasil e os EUA. E nesse último, apenas como arma para o mercado civil de tiro e caça. Agora começará outro pesadêlo: O da liberação de verbas para aquisição do novo fuzil 1A2 por nossas forças armadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário