sexta-feira, 26 de outubro de 2012

blindados


VBTP-MR Guarani



                                              









O VBTP-MR Guarani é um veículo blindado de transporte de pessoal 6x6 atualmente em desenvolvimento pela Iveco do Brasil, como parte do programa de modernização inicialmente conhecido como "URUTU-3". Uma versão 8x8, de combate e reconhecimento, com canhão 105mm está prevista para uma etapa futura.
História

Em 1999, o Exército Brasileiro emitiu um pedido (ROB # 09/99) para uma nova família de veículos blindados de combate com capacidade anfíbia capaz de substituir os EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu desenvolvido nos anos setenta. A principal característica desta nova família deve ser o seu design modular, permitindo a incorporação de diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro, incluindo uma versão de comunicações, uma versão ambulância e versões diferentes de apoio de fogo, armados com morteiros de grosso calibre e sistemas de armas.
No dia 18 de dezembro de 2009, no Quartel-General do Exército, o General de Exército Fernando Sérgio Galvão, Chefe do Estado-Maior do Exército, e o Presidente da IVECO, Sr Marco Mazzu, assinaram o contrato de produção do Projeto Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média de Rodas (VBTP-MR). O referido contrato prevê a fabricação, no Brasil, de 2.044 unidades da VBTP-MR em um período de 20 anos.
Além da IVECO (produção da viatura), estão envolvidas a ELBIT (sistema de armas) e a Usiminas e Villares (desenvolvimento do aço estrutural balístico nacional).
Em 2011, o protótipo do carro foi apresentado na LAAD (Latin American Aero & Defence), feira de Defesa no Riocentro, no Rio de Janeiro.
O primeiro lote de 16 unidades está previsto para ser entregue em 2012 e a partir de então será iniciada a produção em série. Cerca de cem unidades serão entregues por ano até 2029.
Operadores
 Brasil: Exército Brasileiro: 2.044 unidades dessa família até 2030.VBTP-MR Viatura Blindada Transporte de Pessoal

Características 

Anfíbia
Capacidade para transporte da guarnição e de um GC
Proteção blindada de 30 mm para tiro de fuzil 7,62 mm M1 (ECD receber blindagem adicional)
Peso máximo de até 25 Ton em condições de combate (podendo ser transportado pelo C 130)
Trem de rolamento 6x6, com possibilidade de ser 8x8 (duplo esterçamento)
Autonomia de 600 km



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