sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ultimas noticias do mundo



Drones subaquáticos para as guerras dos EUA – Serão eles utilizados contra o Irã?

manta uuvObscurecer os efeitos devastadores de drones americanos matando civis inocentes em todo o mundo, é com um toque de humor e inadequado e entusiasmo que os militares empresa de consultoria Consulting Strike Fighter fala muito de novas não tripulados da Marinha dos EUA Veículos subaquáticos em seu artigo publicado recentemente, não tripulado Drones ir para o mar :

"Parece que os pilotos de drones vão precisar de aulas de natação.

A Marinha dos EUA está atualmente experimentando com uma nova geração de submarinos teleguiados nas águas próximas a Newport, Rhode Island. Sua esperança é que estes drones vai dar os primeiros passos (ou a remo cãozinho primeiro lugar, se você preferir) para um futuro de submarinos autônomos.

Estes aviões, que são tecnicamente conhecidos como Veículos subaquáticos não tripulados (é claro) poderia ser uma "virada de jogo" para a Marinha, disse Christoper Egan, um gerente de programa no  Centro de Guerra Naval Undersea . Cada coisa que faz drones aéreos tão eficaz pode ser facilmente aplicada a submarinos . (Dabney B., aviões não tripulados ir para o mar , Strike Fighter Consulting Inc, 19 de setembro de 2012, grifo nosso.)
Aviões não tripulados ir para o mar


Que tipo de "eficiência" que estamos falando aqui?

Drone guerra tem sido quase sempre "eficiente" em matar civis inocentes, incluindo crianças, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Stanford e Universidade de Nova York:

De acordo com o novo estudo, apenas um em cada 50 vítimas do programa da CIA de "alvo" ataques aéreos em áreas tribais do Paquistão são conhecidos militantes, enquanto entre 2562 e 3325 pessoas morreram no Paquistão entre junho de 2004 e meados de setembro deste ano - de quais entre 474 e 881 eram civis, incluindo 176 crianças. (O International News (Paquistão), Paquistão Annihilation CIA do ar:. Morto Invisível Drone Guerra de , 26 de setembro de 2012)

Dizem-nos que estes novos "custo-eficiente" drones subaquáticas "poderia ser usado para mapear o fundo do mar, detectar minas inimigas, reunir vigilância, ou ajudar na guerra anti-submarina [...] A Marinha espera que a Navalha seria virtualmente indetectável por sistemas inimigos. "(Dabney B., op. cit.)

No início deste ano Aviation Week publicou um artigo sobre grande deslocamento Unmanned Underwater Vehicle (LDUUV), que confirma que a tecnologia zangão subaquática está bem estabelecida. O deslocamento nova Grande Unmanned Underwater Vehicle (LDUUV) está previsto para ser utilizado até 2014:

O grande deslocamento de veículos não tripulados subaquáticos (LDUUV) será grande e grande autonomia, a realização de missões a longas distâncias por meses. Ele vai atuar como uma nave-mãe, a implantação e operação de sensores estáticos e móveis de vigilância persistente em águas costeiras . última análise, é provável a ser armado . O programa parece ambiciosa, mas grande parte da tecnologia já foi provada.

[...]

O LDUUV terá um compartimento de carga de grande porte, tornando-o capaz de liberar sensores, comunicação bóias, UUS menores e armas . Ênfase atual da Marinha na vigilância é persistente "no horizonte." No entanto, o seu impacto mais significativo poderia estar em guerra de minas, tanto ofensiva quanto defensiva .

E o LDUUV poderia fazer a minha postura ofensiva mais controlável e clandestina . No conceito de minha transformação, a LDUUV estabelece sensores de rede em uma ampla área. Estes rastrear e identificar todos os vasos dentro do alcance . Dependendo da situação, qualquer recipiente pode ser acoplado, por uma arma de um ancorado ou um torpedo a partir do UUV si .

[...]

A Marinha planeja lançar um pedido de propostas para a LDUUV em 2014 . Última outubro contra-almirante Barry Bruner, diretor da Marinha guerra submarina, indicou que até 10 LDUUVs seriam adquiridos . O LDUUV está sendo lançado como um ajudante para complementar submarinos tripulados. No entanto, se atingir as metas de tecnologia para a resistência e autonomia, ele vai fazer perguntas sérias sobre o que exatamente grande nave não tripulada não poderia finalmente fazer. (David Hambling, Grande Deslocamento veículos aéreos não tripulados subaquática vapor Ahead , Aviation Week, 1 de abril de 2012, grifo nosso.)


 

Se esta tecnologia tem sido provado, ele pode ser usado para a guerra submarina.

Será que não tripulados submarinos armados ser usado para "mineração clandestina" contra o Irã no Golfo Pérsico?

Relatórios confirmar, a este respeito, que os exercícios militares são atualmente (setembro de 2012) sendo conduzida perto das águas territoriais do Irã, e são "destinado a simular a resposta do Irã a um ataque de EUA-Israel, ou seja, as ações que serão tomadas pelas forças aliadas em resposta a retaliação militar do Irã ". (Michel Chossudovsky, " Diplomacia Warship ":? um prelúdio para a guerra total contra o Irã ., Global Research, 26 de setembro de 2012)

Drones submarinas são parte dos jogos de guerra, relatórios Bloomberg:

"A  BAE Systems Plc (BA /)  25 milímetros guiada ' 'Mark 38 Mod 2 , "e Kingfish veículo não tripulado submarino estão entre os programas do Pentágono este ano acelerou sob um "Fast Lane" iniciativa para combater armas navais iranianas . Uma das ameaças mais graves, a Marinha diz, são lanchas iranianas que pode empregar "pululam" táticas. "( Bloomberg , 19 de setembro de 2012. grifo nosso.)

A recente declaração do Diretor de Pesquisa do think tank neoconservador de Washington Instituto de Política do Oriente Próximo, sugeriu que os EUA deveriam provocar o Irã a "disparar o primeiro tiro".

"Estamos no jogo de usar meios secretas contra os iranianos. Podemos obter mais desagradável em que [...] Os Estados Unidos, juntamente com tantos parceiros internacionais, uma vez que pode mobilizar-deve mover-se para uma acção mais enérgica, seja secreta ou aberta, proclamada publicamente ou negada. "(Patrick Clawson, citado em Michel Chossudovsky, Neocon Washington Think Tank: Os EUA deve provocar o Irã a "disparar o primeiro tiro" , 26 de setembro de 2012).


___________________________________________________________________________________



  EUA agendam novo teste de avião militar hipersônico para 2013
 Brasilia,26/10/12

Primeiros experimentos com aeronave programada para voar seis vezes acima da velocidade do som fracassaram

O último de quatro protótipos de um avião militar não tripulado dos EUA projetado para voar a até seis vezes a velocidade do som deve ser testado no ano que vem, disse o gerente do programa na quarta-feira. A declaração é feita meses depois da destruição de um dos modelos durante um experimento.

O terceiro protótipo do Waverider, ou X-51A, se desmanchou sobre o Pacífico segundos depois do início do teste, em agosto. Oficiais da Força Aérea dos EUA disseram na época não saber se o quarto avião seria colocado para voar.

Resultados preliminares de uma investigação indicam que "uma questão aleatória de vibração" causou o acionamento precoce de um dos lemes do avião, provocando o acidente, disse a jornalistas numa teleconferência o gerente do programa X-51 no Laboratório de Pesquisas da Força Aérea, Charlie Brink.

"Não posso dizer conclusivamente que seja isso, mas está parecendo cada vez mais ser a causa", disse Brink, acrescentando que os investigadores rapidamente descartaram um defeito de software ou elétrico.

O Waverider foi projetado para voar a pelo menos seis vezes a velocidade do som, o que permitiria, por exemplo, fazer a viagem entre Nova York e Londres em menos de uma hora. Analistas dizem que os militares pretendem direcionar esse programa para o desenvolvimento de mísseis com ogivas não-nucleares, para poder alcançar qualquer lugar do mundo no prazo de uma hora.

Brink disse que a investigação sobre o terceiro protótipo deve estar concluída até meados de dezembro. "Já estamos preparando o quarto veículo para o voo. Estamos fazendo essas coisas paralelamente."

Ele afirmou que os engenheiros já estão modificando o último protótipo do X-51A, para que possa voar no primeiro semestre de 2013.

O avião se chama Waverider ("cavaleiro da onda") em parte por causa do impulso gerado pelas ondas de choque do seu próprio voo. A divisão Phantom Works, da Boeing, projeta e monta os aparelhos, segundo os militares.

Um dos quatro aviões fabricados voou por mais de três minutos a quase cinco vezes a velocidade do som, em 2010, segundo a Força Aérea. Os protótipos são feitos para caírem no final dos testes, e não são considerados recuperáveis.

O avião começa seu voo a bordo de um bombardeiro B-52, e depois usa uma turbina especial com ar comprimido, feita pela Pratt & Whitney Rocketdyne.

O custo da aeronave experimental não foi revelado. Outros detalhes do programa também são sigilosos.
___________________________________________________________________________________


Projetos de modernização e capacidade instalada fazem de Santa Maria importante pólo de defesa no país

Santa Maria (RS), 26/10/2012


  1. Única cidade do país a abrigar Vants (aviões não tripulados) em sua base aérea militar e um centro que prepara instrutores de veículos blindados, Santa Maria recebeu, nos últimos dois dias, a visita do ministro da Defesa, Celso Amorim, acompanhado de autoridades do alto escalão das Forças Armadas.
  2. O objetivo da viagem foi conhecer in loco alguns dos projetos destinados a modernizar equipamentos e sistemas em uso no Exército e na Aeronáutica, além de dimensionar, presencialmente, o notável aparato militar disponível na região.
  3. Na guarnição de Santa Maria estão localizados o comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), a Base Aérea local (BASM) e um número expressivo de organizações militares do Exército, que compõem um dos maiores efetivos militares do país. Cerca de 17.500 homens da força terrestre integram a 3ª DE, além dos 1.600 efetivos da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuam na BASM.
  4. “Santa Maria é um pólo importantíssimo para a defesa brasileira. E sendo um pólo de defesa importante, é natural que se torne também um pólo da indústria dessa defesa”,  disse Amorim, referindo-se à vinda de empresas do setor para a região.
  5. No início do mês, a alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW), que produz os carros de combate Leopard lançou na cidade a pedra fundamental do centro de desenvolvimento, manutenção e fabricação da KMW no Brasil. Ali, será feita a manutenção dos 220 Leopard 1 A5 comprados há dois anos pelo Exército Brasileiro. Segundo especialistas, os blindados alemães estão entre os melhores do mundo.
  6. Para o ministro da Defesa, que acompanhou no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã) um exercício de tiro com os novos Leopard, o esforço da indústria na área de manutenção dos blindados poderá criar outras possibilidades de desenvolvimento na região.
  7. “Essas coisas não acontecem de uma só vez, mas nada impede que futuros projetos venham a ser desenvolvidos aqui, dentro da nossa ideia do Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED)”, afirmou. “O importante é aprendermos agora aquilo que é de interesse estratégico para desenvolver depois projetos que incorporem, ao menos em parte, tecnologia nacional”, completou.
  8. 3ª Divisão de Exército
  9. Na companhia do comandante do Exército, general Enzo Peri, Celso Amorim explorou o vasto complexo sob responsabilidade da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), uma das unidades de maior poder de fogo da força terrestre brasileira.  Subordinada ao Comando Militar do Sul (CMS), a Divisão abrange a 1ª e a 2ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada e a Artilharia Divisionária/3.
  10. Ao longo da visita, Amorim conheceu o local das futuras instalações do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO), no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), uma arena com software e maquinário voltada para a simulação de combates, a ser concluída até o final de 2013. E percorreu o Centro de Instrução de Blindados, responsável pela especialização de militares brasileiros no emprego técnico e tático dessas viaturas – tanto as que operam sobre lagartas, quanto aquelas sobre rodas –, além do desenvolvimento da doutrina militar aplicada a esses veículos. Ali, conheceu também os simuladores utilizados na instrução dos oficiais e sargentos para o emprego dos carros de combate Leopard 1 A5.
  11. Base Aérea
  12. Um dia antes, o ministro visitou a Base Aérea de Santa Maria (BASM), na companhia do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. E inteirou-se sobre o histórico, a missão, o efetivo e a estrutura da unidade, bem como as perspectivas de chegada de novos equipamentos.
  13. Fica em Santa Maria parte importante dos esquadrões de jatos do tipo caça da FAB, bem como um esquadrão de aeronaves de asas rotativas.  É para lá, inclusive, que irão os primeiros caças subsônicos A-1 (AMX) que estão sendo revitalizados na planta industrial da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior paulista.

  14. Desenvolvidos na década de 80, numa parceria entre o Brasil e a Itália, os AMX  ganharão sobrevida de 20 anos após a modernização. Ao todo, 43 unidades serão revitalizadas, tornando-se os principais caças a operarem no país. A entrega do primeiro lote, de oito unidades, está prevista para o início do ano que vem.
  15. Outra novidade para o começo de 2013 é a chegada de dois novos Vants para o Esquadrão Hórus. Criado em 2011, o Hórus tem a missão de desenvolver a doutrina que permitirá à FAB se familiarizar com o uso desses equipamentos. A Base Aérea de Santa Maria é a única do país a abrigar Vants prontos para uso militar.
  16. Atualmente, duas aeronaves Hermes 450, de fabricação israelense, têm sido utilizadas pelo esquadrão. Além de missões locais, esses Vants já foram empregados em quatro edições da Operação Ágata, de proteção das fronteiras, e na conferência Rio+20.
  17. Segundo o tenente coronel Gramkow, comandante do Hórus, os Vants que vão chegar em 2013 são versões mais modernas da aeronave hoje disponível, e permitirão um ganho ainda maior de dados, por conta dos novos radares de abertura sintética (SAR) incorporados ao sistema. “Temos aprendido muito com esses equipamentos, que abrem um novo mundo de possibilidades em tarefas de vigilância de longa duração”, afirmou.
  18. Comitiva :Além dos comandantes do Exército e da Aeronáutica, Celso Amorim visitou a guarnição militar de Santa Maria acompanhado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi. O general Adriano Pereira Júnior, chefe de Logística do EMCFA, e o brigadeiro Ricardo Machado Vieira, chefe de Operações Conjuntas, também participaram  da programação, bem como outros assessores militares e civis.


___________________________________________________________________________________

Brasil deve estar preparado para defender suas redes contra ataques cibernéticos



Brasília, 24/10/2012





O ministro da Defesa, Celso Amorim, participou na manhã de hoje da abertura do III Seminário de Defesa Cibernética, no auditório do Quartel General do Exército, em Brasília-DF. No discurso de abertura do evento, o titular da pasta falou sobre a relação entre campo cibernético e defesa nacional no mundo moderno.

Amorim afirmou que a expansão planetária do espaço digital trouxe à tona a problemática da proteção das redes militares e civis contra eventuais ataques no campo da tecnologia da informação. O ministro alertou para a necessidade de que o país esteja preparado para enfrentar essa nova ameaça que pode trazer consequências danosas para todo o conjunto da sociedade.

Promovido pelo Ministério da Defesa (MD), o seminário acontece até a próxima sexta-feira (26). O evento reúne especialistas do Brasil e de outros países, que debaterão temas relacionados à estratégia de segurança e defesa para os grandes eventos, capacitação de recursos humanos no segmento e investimentos cibernéticos do setor empresarial.  

Nos próximos dias os mais de 500 participantes do encontro também discutirão soluções para proteger a população brasileira das ameaças digitais. Ao falar sobre as perspectivas para o setor, o comandante do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) do Exército, general José Carlos dos Santos, citou as principais ações em curso para enfrentar os desafios dessa nova área.  Entre as iniciativas, ele mencionou o primeiro Curso de Guerra Cibernética, voltado para o treinamento da tropa, pioneiro entre os países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

De acordo com o general, além do treinamento, a proteção do espaço cibernético abrange outras áreas estratégicas, como desenvolvimento de pesquisa e inteligência. Ele destacou que alguns produtos voltados para essa área já estão sendo desenvolvidos com tecnologia nacional, como por exemplo, antivírus, simuladores, ferramentas para inteligência e de gestão de risco, em sintonia com a política de incentivo a indústria de defesa. 

O gestor de Segurança da Informação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Eduardo Brandão, afirmou ter  expectativa de  que debates como esse promovido pelo MD, com a participação dos mais variados segmentos, possam contribuir na busca de soluções em uma das maiores dificuldades na área de tecnologia da informação, na esfera governamental.  “Precisamos não só de tecnologia para termos segurança na área. A capacitação para pessoal especializada é fundamental para o êxito do trabalho”, disse o gestor.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, interino da Marinha, almirante-de-esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer e o tenente-brigadeiro Juniti Saito.

CDCiber

O Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) foi ativado em agosto de 2010 para somar esforços com as organizações já existentes, visando a  melhoria da capacitação dos recursos humanos, a atualização doutrinária, o fortalecimento da segurança da informação, o monitoramento de incidentes de redes, a incorporação de lições aprendidas e  proteção contra ciberataques.

FONTE:https://www.defesa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário